- O Síndroma da Imonudeficiência Adquirida (SIDA) é provocado pelo VIH (Vírus da Imonudeficiência Humana), um vírus que não só lesiona tecidos, mas também aumenta a vulnerabilidade a muitas doenças, sobretudo infecciosas, que se instalam devido à destruição progressiva do sistema imunitário.
Como se transmite?
- Através de: sangue, secreções sexuais e da mãe infectada para o filho.
- Sangue
- A principal causa de transmissão por esta via ocorre através da partilha de agulhas, seringas e outros objectos contaminados pelo VIH entre os toxicodependesntes que utilizam drogas injectadas.
- Embora representem um menor risco, não devem ser partilhados objectos cortantes onde exista sangue de uma pessoa infectada, mesmo que esteja já seco.É o caso das lâminas de barbear, instrumentos de tatuagem e de furar as orelhas e alguns utensílios de manicura.
- Actualmente o sangue usado nas transfusões sanguíneas é testado para o VIH antes de ser utilizado, pelo que não se deve ter medo dessas situações.
- Também o dar sangue não é um problema, já que é utilizado material descartável e esterilizado
Como se previne?
- Evitar a infecção continua a ser o único meio eficaz de protecção contra a doença. Assim, a consciencialização sobre o risco de infecção e a adopção e cumprimento de medidas protectoras são da maior importância.
Entre os maiores desafios que se colocam em relação à prevenção do VIH está a necessidade de campanhas educativas eficazes e de assistência humanitária nos países em desenvolvimento.
Medidas para prevenir a infecção
- Uso de preservativo (sexo seguro);
- Uso do seu próprio material injectável ou uso de material injectável novo (consumo seguro);
- Uso de luvas descartáveis sempre que houver risco de contacto directo com sangue.
Sem comentários:
Enviar um comentário