segunda-feira, 13 de maio de 2013

As dores musculares


A dor no músculo pode ser um incentivo. Assim pensa o publicitário Jaime Canedo Júnior, que malha seis vezes por semana e duas horas por dia. Ele sente que o esforço realmente está valendo a pena. 

 

 
"Um dia malho braços e no outro dia malho pernas, fica um pouco dolorido, mas logo passa. Não é algo que dói a ponto de eu não agüentar fazer exercícios. O espaço de um dia para o outro ajuda a musculatura a descansar, evitando uma lesão", explica Jaime Júnior.

Já para design e faixa preta em Tae-Kwon-Do, Fabiana Pereira, tanto faz sentir dor ou não durante ou após o exercício físico. Para ela, a dor muscular é um sinal de que o músculo está trabalhando, já que é uma forma de exercitar e forçar o corpo a fazer algo que ele não está acostumado no dia-a-dia. Com o tempo, o músculo acostuma com a rotina de exercícios e não dói até aumentar a carga de treinos.


Para não sentir dor, Fabiana conta que faz alongamentos antes e depois dos treinamentos na academia. 


O que é dor muscular?

Para mover qualquer parte do nosso corpo e nos deslocarmos, necessitamos dos músculos, um conjunto de feixes de células com a propriedade de contrair e relaxar. As dores musculares aparecem quando ficamos algum tempo sem praticar exercícios físicos e retornamos as atividades.Quando começamos uma nova rotina de exercícios, elas voltam a atacar.

Ruben gomes 6ºC

Sem comentários: