segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fumar Mata


                                                             

Constituição do tabaco

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo.
Um cigarro contém até setecentos aditivos químicos, entre os ingredientes mortais pesados, pesticidas e insecticidas (Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros). O fumo é composto por 4.000 substâncias. Os seus principais constituintes são: 

Nicotina
Substâncias irritantes
Alcatrão e outros agentes cancerígenos
Monóxido de carbono
Acetona 
Arsênico 
Butano




Existem muitas formas de tomar o tabaco. Pode-se mastigar, inalar através do nariz, e fumar sob a forma de charutos ou cigarros. Não importa a quantidade que é tomada, é perigoso, mas porque o tabagismo é a mais popular forma de consumir tabaco é também a que recebe maior atenção por parte do área médica e dos meios de comunicação. 

Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes. 

 O cancro é a mais comum das doenças associadas ao tabagismo. O tabagismo é a causa de 90% dos cancros de pulmão e está relacionado a 30% de todos os cancros fatais. Outros cancros do tabaco relacionadas incluem cancros da boca, pâncreas, bexiga, rim, estômago, esôfago e laringe.

 Além de cancro, o tabagismo também está relacionado com várias outras doenças do pulmões. Enfisema e bronquite podem ser fatais e 75% de todas as mortes destas doenças estão relacionadas ao tabagismo.
Os fumadores têm um vida mais curta do que não-fumantes. Em média, os fumadores têm menos 15 anos da sua vida. Isto pode ser explicado pela alta taxa de exposição a substâncias tóxicas que são encontrados no cigarro.



 
Os fumadores colocam também outras pessoas em risco. Os perigos da respiração do fumo em segunda mão são bem conhecidos. Os fumadores prejudicam os seus entes queridos, expondo-os ao fumo que exalam. Todos os tipos de problemas de saúde estão relacionados com o respirar do fumo em segunda mão. As crianças são especialmente sensíveis aos perigos do fumo em segunda mão, porque os seus órgãos internos ainda estão desenvolvimento. 

 As mães que fumam têm mais probabilidades de sofrer abortos espontâneos, sangramento e náuseas, e bebês de mães fumadoras têm o peso reduzido quando nascem ou podem ser prematuras. Estes bebês são mais suscetíveis à síndrome de morte súbita do lactente e podem também ter uma vida mais  complicada a nível de saúde.

 Nunca é tarde demais para deixar de fumar, mesmo para aqueles que são fumadores à mais de 20 anos. Não se esqueça fumar  mata.

Aluno 7ºA



Sem comentários: