Constituição do tabaco
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo.Um cigarro contém até setecentos aditivos químicos, entre os ingredientes mortais pesados, pesticidas e insecticidas (Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros). O fumo é composto por 4.000 substâncias. Os seus principais constituintes são:
Nicotina
Substâncias irritantes
Alcatrão e outros agentes cancerígenos
Monóxido de carbono
Acetona
Arsênico
Butano
Existem muitas formas de tomar o tabaco. Pode-se mastigar, inalar através do nariz, e fumar sob a forma de charutos ou cigarros. Não importa a quantidade que é tomada, é perigoso, mas porque o tabagismo é a mais popular forma de consumir tabaco é também a que recebe maior atenção por parte do área médica e dos meios de comunicação.
Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.
O cancro é a mais comum das doenças associadas ao tabagismo. O tabagismo é a causa de 90% dos cancros de pulmão e está relacionado a 30% de todos os cancros fatais. Outros cancros do tabaco relacionadas incluem cancros da boca, pâncreas, bexiga, rim, estômago, esôfago e laringe.
Além de cancro, o tabagismo também está relacionado com várias outras doenças do pulmões. Enfisema e bronquite podem ser fatais e 75% de todas as mortes destas doenças estão relacionadas ao tabagismo.
Os fumadores têm um vida mais curta do que não-fumantes. Em média, os fumadores têm menos 15 anos da sua vida. Isto pode ser explicado pela alta taxa de exposição a substâncias tóxicas que são encontrados no cigarro.
As mães que fumam têm mais probabilidades de sofrer abortos espontâneos, sangramento e náuseas, e bebês de mães fumadoras têm o peso reduzido quando nascem ou podem ser prematuras. Estes bebês são mais suscetíveis à síndrome de morte súbita do lactente e podem também ter uma vida mais complicada a nível de saúde.
Nunca é tarde demais para deixar de fumar, mesmo para aqueles que são fumadores à mais de 20 anos. Não se esqueça fumar mata.
Aluno 7ºA
Sem comentários:
Enviar um comentário